Grande Rio Fm

Deus também diz NÃO! – Parte 1

Deus também diz NÃO! – Parte 1

Você sabia que Deus disse vários “NÃOs” na Bíblia? Vivemos num mundo hoje onde as pessoas foram “acostumadas” dentro da Igreja que tudo podem, que “tudo é possível ao que crê”, que “tudo posso naquele que me fortalece”, enfim, são versículos bíblicos fora do contexto, que fazem com que cristãos fiquem iludidos com Deus, e quando não recebem o que querem, ficam “bravos, chateados” com Deus, quando não chegam até o ápice de até se desviarem do evangelho genuíno de Cristo por causa disso.

Existem inúmeras passagens que falam sobre isso, porém, capturei algumas passagens que podem nos trazer uma reflexão prática para o nosso dia a dia. Uma delas está escrito em 1Cr22.7-9, onde fala que Davi teve o desejo de construir uma casa para Deus, porém, Deus lhe respondeu que ele NÃO faria isso, pois já tinha derramado muito sangue, mas que seu sucessor iria fazê-lo. Olhem que interessante, Davi queria construir algo para Deus, mas Deus não permitiu por causa de algo que Davi já tinha feito na vida. A lição que tiro disso, é que mesmo que seja algo com uma boa intenção para com Deus, nem sempre temos o “aval” de Deus para fazê-lo por alguma razão específica.

Outra situação bem parecida em conceito, é a de At16.6-9, onde Paulo, pregador do evangelho, estava ministrando na sua segunda viagem missionária e recebeu um NÃO de Deus sobre pregar na Ásia e em Bitínia. O ponto é, se falarmos para qualquer pregador nos dias de hoje, da importância de se pregar o evangelho em todo o mundo, todos diríamos que é preciso fazer isso em todo lugar (inclusive eu), porém, no texto bíblico Deus direciona Paulo para outro lugar, ou seja, a razão do NÃO de Deus é que Deus tinha outras prioridades, e não que o evangelho não deva ser pregado em todo o lugar. Lembre-se disso, Deus tem Suas prioridades, que às vezes podem ser diferentes da sua.

Um outro texto em que Deus disse NÃO, foi em Nm12, onde Moisés ora por sua irmã Miriã para que ela seja curada de lepra, mas Deus não permitiu. Miriã precisava ser “tratada” e Deus usaria aquilo para quebrantá-la. Outro texto parecido só que no novo testamento é de 2Co12, onde Paulo orou por três vezes para ser curado, mas Deus não permitiu e ainda lhe respondeu que: “A minha graça te basta”. Paulo tinha que ser tratado no seu orgulho, e Deus usou isso para ministrá-lo. Ou seja, em ambos os textos, são pessoas de Deus, que tiveram uma enfermidade, e que escutaram um sonoro NÃO de Deus, pois Deus usaria essa enfermidade para tratá-los em seu caráter. Muitas vezes Deus permite coisas assim para nos moldar segundo a Sua vontade!

Portanto, entenda isso, o NÃO de Deus nem sempre é uma “reprovação”, Deus tem Suas razões para agir como age, sempre o pano de fundo é nos tratar e também o que é melhor para o reino de Deus como um todo, e não somente para pessoas específicas. Deus ama a todos, quer salvar a todos. Ele sabe o melhor caminho para moldar cada filho. Então, quando escutar um não de Deus, não se apavore, não saia correndo, pelo contrário, medite na situação e viva em paz nessa situação, afinal de contas, quem melhor do que um pai, para cuidar e dizer sim e não aos seus filhos? Deixe Deus cuidar de você, no final, é isso que Ele quer! Deus abençoe.

 

Rodrigo Pestana é Pastor, Engenheiro, Bacharel em Teologia com pós em Psicologia. Ministro de libertação, intercessor e capelão em centros de recuperação e hospitais. Ajuda as pessoas no entendimento bíblico, aconselhamentos e na ativação de seus dons. Canal no YouTube com seu nome, onde ministra semanalmente. Mora na cidade de Indaiatuba/SP, casado com Daniela e pai de Raphael.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Você pode ter um “ídolo” e nem saber disso

NOTÍCIAS MAIS LIDAS